quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Em 10 dias, agosto já registrou mais de 1,3 mil focos de queimadas no MA


Valor já supera metade do número de queimadas registradas em julho. Dados são do serviço de monitoramento de queimadas do Inpe.

    Por Maurício Araya                                      
DO G1/MA                                                   

Mapa de focos de incêndio identificados por satélite (Foto: Reprodução/Inpe)

Com 1.315 focos de incêndio em 10 dias, o mês de agosto já alcançou a metade do número dequeimadas registradas em julho (2.096), o pior de 2016 para o índice. Os dados são do serviço de monitoramento de queimadas e incêndios do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).



O Maranhão é o terceiro Estado com maior número de focos de queimadas em agosto, atrás somente do Mato Grosso (com 2.434 focos registrados) e Pará (1.416).Mirador(MA) é a cidade maranhense com maior número de focos: 166.

Pontos em laranja têm condições de baixaumidade do ar (Foto: Reprodução/CPTEC/Inpe)

Os dados preocupam porque o mês de agosto é de início da estiagem no Estado. Pela média histórica, iniciada em 1998, agosto, setembro, outubro e novembro têm entre 3,34 mil e 4,72 mil focos de incêndio.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), também ligado ao Inpe, a situação é de alerta para a baixa umidade relativa do ar nesta quarta-feira (10), em grande parte do Maranhão.

Em algumas das regiões ela pode ficar abaixo dos 30%, já classificados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como estado de atenção.

Em situações como essas, profissionais da saúde recomendam a ingestão de bastante líquido e que seja evitada a exposição ao sol nos horários de níveis mais críticos, conforme lembra o CPTEC.



Nenhum comentário:

Postar um comentário