quinta-feira, 28 de abril de 2016

Policia Civil do Maranhão lança “Aplicativo ByZu” contra o crime


A Delegacia Geral da Polícia Civil do Maranhão, por meio da Superintendência de Polícia Civil da Capital –SPCC, sob comando do superintendente Armando Pacheco, lançou, oficialmente, na tarde desta terça-feira (26), o “Aplicativo ByZu”, por volta das 15:00 horas.

O aplicativo foi desenvolvido pelo Delegado Alessandro Barreto e pelo agente Mardem Lincow, integrantes da Polícia Civil do Piauí. Através do aplicativo a polícia do estado vizinho tem conseguido driblar o tráfico de drogas na região. No estado do Maranhão, o objetivo principal é o recebimento de denúncias anônimas, informando paradeiros de assaltantes, de suspeitos com porte de arma de fogo, foragidos da justiça e contrao tráfico de entorpecentes.

O ByZu contará com uma equipe voltada somente para analises dessas denúncias, que são recebidas pela SPCC. Averiguada e checada a veracidade dos fatos as informações serão enviadas a delegacias especializadas para serem finalizadas. Tudo isso será possível com a interação entre a sociedade e a polícia.

Vale ressaltar que muito antes deseu lançamento oficial, o aplicativo recebeu 53denúncias, estas vindas até mesmo das cidades de Miranda e Imperatriz.

 Todo o diagnóstico e levantamento está sendo feito de modo a apurar e dar a devida sequência policial às denúncias.

O superintendente Armando Pacheco ressaltou a importância desse aplicativo para a Polícia Civil em comum a todos, “Quando temos as informações repassadas pela pessoa que reside no local de onde parte a acusação, isso otimiza nosso tempo, pois as investigações partem daquela denúncia, averiguamos o autor, que tipo de crime e assim quando chegamos até o fato, se torna mais rápido o procedimento a ser realizado”, disse.

O ByZu proporcionará à população do Maranhão um canal de comunicação e ajudará na identificação de criminosos que atuam na capital e no interior. O sistema operacional estará disponível parao Androide em breve no IOS.



FONTE:  SSP/MA                                          

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Sampaio é campeão da Liga Nacional Feminina de basquete

Foto:Robson 

Paz Com o ginásio Castelinho lotado, com mais de 7 mil torcedores, na noite desta terça-feira (26),em São Luís, o Sampaio venceu o Corinthians/Americana, por 78 a 50, no jogoda 4ª decisão, fechando a série melhor-de-cinco por 3 a 1,e conquistou o título da Liga Nacional Feminina de Basquete.O Maranhão passa a ser referência nacional no basquete feminino.



Vai Walney Batista                                        

Câmara aprova fim da reeleição para presidente, governador e prefeito


A votação faz parte do pacote dereforma política em discussão no Legislativo, a PEC 182/2007.


Em votação na noite desta quarta-feira (27), a Câmara Federal aprovou, por 452 votos a favor e 19 contra, o fim da reeleição para mandatos executivos – presidente da República, governadores e prefeitos. Houve ainda uma abstenção.

O texto da emenda deverá agora ser votado em segundo turno na Câmara e segue para o Senado caso aprovado. A votação faz parte do pacote de reforma política em discussão no Legislativo, a PEC 182/2007.

O texto aprovado é de autoria de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e prevê transição. O fim dareeleição não se aplicará aos governadores eleitos em 2014 e aos prefeitos eleitos em 2012 nem a quem os suceder ou substituir nos seis meses anteriores à eleição seguinte. Dilma Rousseff, reeleita em 2014, já não poderia se candidatar ao cargo em 2018. Segundo o texto, deputados estaduais e federais, senadores e vereadores continuam aptos a disputar a reeleição.

Todos os partidos votaram em maioria a favor da emenda que acaba com a reeleição. O partido com maior número de votos contra o fim da reeleição foi o Democratas, com cinco votos ‘não’ de um total de 20 parlamentares. PT e PMDB, principal aliado na bancada governista, tiveram três votos contra a emenda cada um. Outros três votos contra vieram de deputados do PTB.

A única abstenção também veio do PT, com Weliton Prado (MG). Confira alista completade como votou cada parlamentar.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou ser favorável à medida mais pelo efeito em cidades pequenas, onde, segundo ele, prefeitos acabam governando para se reelegerem. No entanto, ele diz duvidar do efeito em governos estaduais e na Presidência.

“Já tive momentos com uma posição favorável e momentos com uma posição desfavorável, mas hoje estou consciente de que é melhor para o Brasil o fim da reeleição”, disse Cunha. “A gente vê muitos problemas em prefeituras, especialmente as menores, em que o prefeito acaba, na realidade, fazendo o mandato em função da reeleição. Isso de uma certa forma impede a renovação dos quadros políticos, mas para as prefeituras,não sei se nos Estados e até na União temo mesmo impacto”, completou.

A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da reforma política começou a ser votada nesta semana. Na última terça-feira (26), o plenário rejeitou uma proposta que incluía na Constituição a permissão para que empresas fizessem doações para candidatos e partidos. Apósa votação, a Ordem do Dia foi encerrada. Nesta quinta-feira, a partir das 12h, os deputados continuam a votar a reforma política por temas.

Legado de FHCA reeleição para cargos do Executivo foi aprovada pelo Congresso Nacional em 1997 sob o comando do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que queria disputar um novo mandato no ano seguinte. Na época, a proposta sofreu oposição do PT.

O partido, que chegou ao governo federal em 2003, já disputou e venceu por duas vezes a reeleição, com Luiz Inácio Lula da Silva (em 2006) e Dilma Rousseff (2014).

“O modelo não se mostrou produtivo para o país, houve muitas distorções”, reforçouo líder da bancada do PMDB, Leonardo Picciani (RJ).

Embora os petistas tenham sido discretosna sessão, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou que não vê problema na decisão. “Quem criou a reeleição foi o PSDB, ou seja, quem pariu Mateus que o embale. Defendo o fim da reeleição, com mandato de cinco anos.”



Do Estadão Conteúdo                                   

Estelionatário de Bernardo do Mearim é preso aplicando golpes em Esperantinópolis



Janiel Bernardo de Sousa, natural de Bernardo do Mearim, foi preso nesta terça-feira (26), pela polícia militar de Esperantinópolis, com apoio da guarniçãoda PM de Poção de Pedras, acusado de praticar crime de estelionato. O estelionatário enganava suas vítimas informando que tinham ganhado um prêmio, casa ou geladeira, e que o valor do prêmio dependia da quantidade de dinheiro que elas possuíam; quanto mais dinheiro elas apresentavam, mais valioso era a premiação. As vítimas entregava o dinheiro para o estelionatário anotar o número das cédulas, porém, ele não devolvia as cédulas e desaparecia com o dinheiro.
PM devolve ao idoso o dinheiro levado pelo estelionatário

O idoso Petronilio Marcos de Santana foi uma das vítimas de Janiel. Ele perdeu R$ 450,00 no golpe. Com ajuda da população, policiais militares de Poção de Pedras e Esperantinópolis fecharam o cerco em torno do estelionatário, prenderam-no, recuperaram o dinheiro e devolveram ao idoso.

O sargento Bezerra agradeceu a colaboração da população que ajudou na localização do estelionatário e pediu as outras vítimas dele na região procurar a delegacia para registrar B.O. contra o mesmo para que ele possa passar um bom tempo longe das ruas.

Janiel Bernardo de Sousa foi conduzido para DP, preso em flagrante e encontra-sea disposição da justiça.



Via Blog do Carlinhos                                   

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Jovem de Igarapé Grande considerada morta após grave acidente volta a respirar e surpreende a todos

Vítima - Ethiany Rayane

A história da jovem Ethiany Rayane Brandão de Carvalho, de 19 anos, moradora na cidade Igarapé Grande, não tem explicação científica. A jovem dada como morta após ficar gravemente ferida em um grave acidente ocorrido na tarde deste domingo (24), na cidade de Igarapé Grande, surpreendentemente voltou a vida.
Ethiany Rayane

Segundo informações do Sargento Abreu, comandante da PM daquela cidade o grave acidente que deixou Ethiany gravemente ferida,ocorreu por volta das 14:10 da tarde deste domingo (24), na MA/119, em frente a subestação da Cemar, na cidade de Igarapé Grande (MA);Um veículo, modelo Golf branco,placa OJD-4806,que estava sendodirigidopelo senhor Frederico Lucas Lima Paiva Cavalcante, seguia pela via sentido Bernardo do Mearim à Igarapé Grande, quando foi surpreendido pela a motocicleta XTZ/Yamaha, vermelha, conduzida pela jovem Ethiany Rayane, que entrou na pista de uma vez e colidiu em cheio com o Golf.

A jovem fraturou a perna em três lugares, foi socorrida por Frederico elevada para o hospital Expedito Galvão, em Igarapé Grande. Em seguida foi encaminhada para o hospital de Presidente Dutra.

A jovem foi submetida a uma cirurgia na perna, perdeu muito sangue e estava na U.T.I. No final da manhã desta segunda-feira (15), Ethianny sofreu um ataque cardíaco e após tentarem reanimá-la sem sucesso a mesma foi dada como morta pelos médicos.

Os familiares já estavam com o atestado de óbito em mãos e o corpo da jovem já estava sendo preparado para ser liberado quando ela voltou a respirar e surpreendeu a todos. Ela passou 15 minutos dada como morta e por um milagre divino ela voltou a viver novamente.


Veja as fotos do acidente.                       



Via Carlos Barroso                                        

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Construção de presídio para abrigar mais de 300 presos será discutida em São Luís Gonzaga

O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) promove, no próximo dia 7 de maio, uma audiência pública, no auditório da Prefeitura de São Luís Gonzaga do Maranhão, para discussão da instalação de um estabelecimento penal no município, com capacidade para abrigar 306 detentos.

Além da população, foram convidados a participar da audiência pública o prefeito Emanuel Carvalho, secretários municipais,vereadores, representantes da sociedade civil organizada, o secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchoa, o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Maranhão, Roberto Costa, entre outras autoridades.



FONTE : IMIRANTE                                      

Procon instaura investigação para proibir bloqueio de internet no MA

 
Investigação visa evitar possíveis infrações dos direitos do consumidor.Operadoras têm o prazo máximo de cinco dias para apresentar justificativa.


O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor noMaranhão(Procon-MA) instaurou uma investigação contra as operadoras de telefonia/internet Claro/NET, Oi, SKY,Tim, TVN, Elo e Vivo para apurar as mudanças nos contratos destinadosa internet banda larga fixa. O objetivoda investigação é coibir o bloqueio do serviço.

De acordo com informações repassadas ao órgão, as operadoras irão mudar o atual modelo de fornecimento de banda larga fixa no país, que passaria a ser cobrada como as franquias de internet móvel. A investigação solicita que asoperadoras esclareçam a procedência das informações.

O presidente doProconno Maranhão, Duarte Júnior, ressalta que a decisão de limitar o acesso à banda larga fere direitos essenciais já assegurados pela legislação federal. “O marco civil da internet afirma que esse serviço é essencial para o exercício da democracia, e o Código de Defesa do Consumidor (CDC) proíbe o bloqueio de qualquer serviço essencial. Esta investigação quer garantir que não haja retrocessos diante de direitos já conquistados”.



DO G1/MA                                                      

Procon instaura investigação para proibir bloqueio de internet no MA

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Três pessoas são baleadas durante tentativa de assalto em São Luís


Ação criminosa aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (20). Dois homens e a mulher foram socorridos por duas equipes do Samu.

Dois homens e a mulher que ficaram gravemente feridos durante o tiroteio em São Luís (Foto: Divulgação/Polícia)

Três pessoas ainda não identificadas foram baleadas no início da tarde desta quarta-feira (20), emSão Luís, durante uma tentativa de assalto.

Segundo informações do tenente Ricardo, comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM), o trio é suspeito de tentar assaltar um policial militar na Rua do Fio que fica situada entre os bairros Cohab e Cruzeiro do Anil, na capital. O policial, segundo relato do tenente, estava em um estabelecimento comercial quando dois homens e uma mulher que estavam armados e em um veículo anunciaram a ação criminosa no local.Houve troca de tiros e os suspeitos ficaram feridos.

“Três indivíduos estavam nesse Clio e anunciaram o assalto. Uma pessoa que estava no interior do estabelecimento observou e, inclusive era uma das vítimas, e na primeira oportunidade reagiu conseguindo alvejar. Os indivíduos estavam com a arma e eles revidaram também, e felizmente não atingiu nenhuma vítima. Ele pegou os bandidos desprevenidos”, relatou.

Ainda conforme o comandante do 8º BPM, os dois homens e a mulher que ficaram gravemente feridos durante o tiroteio residem no bairro Bequimão, em São Luís. “Tem uma menina e, inclusive, é esposa de um dos assaltantes. Os três são da região do bairro do Bequimão e já vinham cometendo assalto desde cedo neste veículo que é alugado”, revelou.

Após o tiroteio, os dois homens e a mulher foram socorridos por duas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados para o Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão 1), conforme o tenente do 8º BPM. “Os três estão na mesma situação. Então não é possível precisar quem está em estado mais grave. Eles foram conduzidos para o Socorrão 1. O médico de lá é que irá dar o diagnóstico em relação ao estado de saúde deles”, finalizou.



DO G1/MA                                                      

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Bandidos praticam assalto em plenaluz do dia, em Bernardo do Mearim

MENORES PEGAM VEICULO ESCONDIDO EM POSTO DE LAVAGEM E SE ENVOLVEM EM ACIDENTE EM BACABAL




O acidente aconteceu na Rua Castelo Branco no centro de Bacabal, por volta das 12 horas. Segundo informações, dois menoresque trabalham em um posto de Lavagem de Veículos teriam pegado o veículo de um cliente que tinha deixado no posto para ser lavado.

Os dois saíram na caminhonete Ford/Ranger, cor branca, placa OIY-8292, sem o conhecimento do proprietário, o Sr. Hugo gente da Itaipava, que ficou sabendo logo depois do acidente.

Os menores acabaram perdendo o controle do carro batendo em seguida em uma motocicleta Honda/Pop 100 cor preta,derrubando uma árvore e só conseguindo parar depois de bater e derrubar o alpendre de uma residência que segundo informações, funciona como deposito de bebidas.

Os dois conseguiram fugir após o corrido tomando rumo ignorado.


DO BLOG FALANDO SÉRIO DE BACABAL

Veja como votaram os deputados do MA na sessão do impeachment


Foram oito votos contra e dez a favor do processo de impeachment. Parlamentares maranhenses estiveram em votação neste domingo (17).

Os deputados maranhenses participaram neste domingo (17) da votação que decidiu peloprosseguimento do processo de impeachmentcontra a presidenta Dilma Roussef (PT). Dos 18 parlamentares que representam o Estado, dez votaram a favor e, os outros oito, contra.

Veja abaixo como votou cada deputado maranhense:

Alberto Filho (PMDB) - Sim

Aluísio Mendes (PTN) - Não

André Fufuca (PP) - Sim

Cleber Verde (PRB) - Sim

Eliziane Gama (PPS) - Sim

Hildo Rocha (PMDB) - Sim

José Reinaldo (PSB) - Sim

João Castelo (PSDB) - Sim

João Marcelo Sousa (PMDB) - Não

Juscelino Filho (DEM) - Sim

Júnior Marreca (PEN) - Não

Pedro Fernandes (PTB) - Não

Rubens Júnior (PC do B) - Não

Sarney Filho (PV) - Sim

Victor Mendes (PSD) - Sim

Waldir Maranhão (PP) - Não

Weverton Rocha (PDT) - Não

Zé Carlos (PT) - Não

DO G1/MA

sábado, 16 de abril de 2016

Cuidado gente com o estelionatário da TELE SENA

Ontem dia (15), aconteceu um caso bem inusitado na cidade de Esperantinópolis- MA.

Quando dois indivíduos estavam oferecendo um título de capitalização TELE SENA, o indivíduoestava oferecendo uma cartela pelo valor de 10,00 R$, e comprando o título teria direito à uma camiseta, que o comprador só teria que pegar na Casa Lotérica local.

Quando um morador do povoado Centrão foi pagar os 10,00 R$, o estelionatário viu que ele tinha uma quantia razoável em mãos, então pediu para ele organizar as cédulas e retirou sem a vítima perceber 200,00 R$ e devolveu o resto da quantia.

Após a polícia chegar, descobrimos que esse caso vem acontecendo emoutros locais.  Constatamos que, já fizeram vítimas no povoado Palmeiral, em Santa Vitória município de Barra do Corda e em outros povoados circunvizinho.

Hoje em dia todos nós estamos sujeitos a passar por uma situação igual ou parecida com essa, pode ser de desconhecidos ou até mesmoconhecidos, nunca se sabe.  Então fica aqui a nossa alerta, DESCONFIE.


Vai blog do Carlos Barroso                         

PM prende menor que confessouter matado a bailarina Ana Duarte


Ela foi vítima de latrocínio enquanto desviava dos buracos na BR-135. Segundo a polícia, o jovem de 17 anos confessou a autoria do crime.

A Polícia Militar do Maranhão (PM-MA)prendeu na manhã deste sábado (16) em Rosário, a 69 Km de São Luís, maisum adolescente suspeito de ter assassinado a bailarina Ana Lúcia Duarte no último dia 26 de março na BR-135. Segundo a polícia, o jovem de17 anos confessou a autoria do crime.

A Polícia Civil informou que o menor foi apresentado à Delegacia de Homicídios da capital e depois foi encaminhado para uma Unidade de Proteção ao Menor para as providências cabíveis.

O delegado titular da Delegacia de Homicídios, Leonardo Diniz, disse que a motivação do crime foi roubar a bailarina. E também que há outros envolvidos no caso. “Ainda não sabemos quantos e se também são menores. Vamos prosseguir com os trabalhos e o depoimento do menor apreendido pode nos ajudar a elucidar o caso”, explicou.

Relembre o caso

Ana Duarte era bailarina e foi assassinada (Foto: Reprodução/ Facebook)

Ana Duarte foi vítima de latrocínio enquanto tentava desviar dos buracosna rodovia na altura do Km 15, no bairro de Pedrinhas, em São Luís. A bailarina estava acompanhada de umaamiga, que conseguiu fugir sem nenhum ferimento.

O velório da bailarina Ana Duarte foi marcado por muita comoção. Parentese amigos estavam indignado com o fim trágico da bailarina. Luiz Henrique Duarte, irmão da vítima, disse que todaa família está revoltada e pediu justiça.

"Muito sonhadora, muito lutadora e vai deixar um legado muito grande pra cultura maranhense. Nós todos admiramos ela. Amamos muito ela. A família tá revoltada. Todo mundo triste e que as autoridades tomem providência para que esse crime não seja mais um que fica em pune na nossa sociedade”, desabafa.


DO G1/MA                                                     

quinta-feira, 14 de abril de 2016

STF começa sessão para julgar ações contra votação do impeachment



STF começa sessão para julgar ações contra votação do impeachment

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou há pouco sessão extraordinária para julgar cinco ações que contestam a votação do pedido de abertura de processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

A sessão foi convocada no início da tarde, após as ações chegaram ao protocolo da Corte. Dez dos 11 ministros estão presentes. O ministro Dias Toffoli, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está em viagem oficial a Romênia.

A decisão da Corte foi divulgada no início da sessão de hoje, quando os ministros se preparavam para julgar processos sobre direito autoral. Após intervenção do ministro Marco Aurélio, relator de uma das ações, os ministros decidiram cancelar a sessão e convocar uma reunião extraordinária para decidir as questões que envolvem o impeachment.

As ações que serão julgadas em conjunto foram protocoladas pelos deputados federais Weverton Rocha (PDT-MA), Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA), Paulo Teixeira (PT-SP), WadihDamus (PT-RJ), além de ações da Advocacia-Geral da União e do PCdoB.

Os deputados alegam que a Comissão Especial do Impeachment violou o direito de defesa de Dilma ao permitir que osjuristas Janaína Paschoal e Helio Bicudo pudessem se manifestar em uma das sessões, além de inserir na denúncia os termos de delação do senador Delcídio do Amaral (sem-partido-MS), fato quenão foi objeto da denúncia original, recebida por Eduardo Cunha.

Na ação protocolada pelo deputado Weverton Rocha, os governistas pretendem garantir que a votação ocorra de forma alternada entre as bancadas dos estados do Norte e do Sul do país.O parlamentar quer evitar que a votação seja iniciada pelos deputados de estados do Sul, como havia anunciado o presidente da Câmara

O deputado alega que o regimento interno da Câmara definiu que a votação sobre a admissibilidade do processo de impeachment do Presidente da República deve ocorrer de forma alternada e iniciar por um estado do Norte. Para o parlamentar, Cunha faz “interpretação costumeira” do regimento.

Após o anúncio da realização de “sessão relâmpago” pelo Supremopara julgar a validade do procedimento de votação, Eduardo Cunha voltou atrás e mudou a ordem de chamada de votação para o processo do impeachment. Cunha recuou e anunciou hoje (14) que a votação será alternada, começando por um estado do Norte.


Fonte:Agência Brasil                                   

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Polícia prende armeiro de facção criminosa e suspeitos de arrombar caixas eletrônicos


As Polícias Civil e Militar do Maranhão realizaram prisões na capital, através das quais conseguiram tirar de circulação um armeiro envolvido com facção criminosa e prender três arrombadores de caixas eletrônicos.

Por meio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), foi preso, no início da tarde de sábado, (09), o suspeito identificado por Yuri de Paula Silva, conhecido por “Chacal”. Ele foi presono Bairro do Filipinho, acusado de envolvimento com uma facção criminosa. Chacal é suspeito de ser o armeiro dessa facção criminosa. A Seic tem diversas fotografias, onde ele posa exibindo armas de fogo de diversos calibres.

Presos por arrombamentos em agências bancárias

Em outra ação envolvendo a Polícia Militar,foram presos na noite de sábado (09), suspeitos de arrombamento de caixas eletrônicos e outros por cumprimento de mandados de prisão. O primeiro a ser preso foi o Luan Campos e Silva. Ele é oriundo de São Luís, e residia no Bairro do Anjo da Guarda. As informações são de que ele estava com dois mandados em aberto, um expedido pela Primeira Vara de Execuções Penais e outro pela Primeira Vara Criminal da Capital.

O segundo a ser preso foi Jairon Leite dos Reis, morador do Parque Amazonas. Ele estava com mandado de prisão em aberto,expedido pela comarca de Imperatriz e há a suspeita do envolvimento dele em assaltos a Bancos e de ter participado da explosão de um caixa eletrônico no Estado do Tocantins. 

A Polícia Militar prendeu ainda um terceiro homem, identificado por Antônio Cristovam Marques de Souza. Este também tinha mandado de prisão em aberto por ser assaltante de agências bancárias.  É considerado um elemento dealta periculosidade no mundo do crime.

Os três foram encaminhados ao Plantão Central e  notificados do cumprimento dosmandados de prisão.


FONTE : SSP/MA                                                          

Passa a vigorar no MA nova taxa para emissão da segunda via de identidade


Serviço, que antes custava de R$ 29,50, passa a custar R$ 32,83. Reajuste, segundo a SSP e Ident, tem como base o INPC.
Reajuste na 2ª via do documento tem como base INPC (Foto: Reprodução/TV Integração)


Passou a vigorar a partir desta segunda-feira (11) o reajuste de 11,3% da taxa para emissão da segunda via da carteira de identidade (RG) no Maranhão. O serviço, que antes custava de R$ 29,50, passa a custar R$ 32,83. O reajuste, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e o Instituto de Identificação do Maranhão (Ident), teve como base o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC).

A primeira via do documento de identidade, no entanto, continua sendo gratuita e pode ser tirada em qualquer idade nas 16 unidades do Viva, órgão que presta o serviço no Maranhão. Para solicitar o documento,é necessário levar a certidão de nascimento (ou casamento ou separação), CPF e comprovante de residência.

Apesar do aumento, o Ident alega que o Maranhão se mantém entre os Estados com o menor valor da taxa no Brasil. Em outros Estados, o custo da emissão da segunda via pode chegar a R$ 93.


Do G1/MA                                                    

sábado, 9 de abril de 2016

Idosa infarta e morre durante assalto a ônibus em Grajaú, Maranhão

 
Maria de Jesus Moreira Américo,70, morreu ontem sexta dia (8), em Grajaú. Corpo da idosa foi encaminhado para a cidade de Pedreiras.

Maria de Jesus Moreira Américo morreu após sofrer um infarto durante um assalto a ônibus em Grajaú (Foto: Divulgação/Policia Civil)

Uma idosa identificada como Maria de Jesus Moreira Américo, de 70 anos, morreu na noite desta sexta-feira (8), no município de Grajaú, a 580 km de São Luís, vítima de um infarto durante um assalto a ônibus ocorrido em uma área indígena próxima da BR-226, no Maranhão.

Segundo informações da Polícia Civil de Grajaú, um ônibus que estava fazendo linha entre as cidades de Imperatriz e Teresina foi invadido por 10 homens encapuzados que fortemente armados com espingardas e facões anunciaram a ação criminosa.

Ainda conforme os policiais, no veículo os criminosos agrediram os passageiros, incluindo a idosa que durante o roubo acabou sofrendo um infarto e morreu minutos no interior do ônibus.

O corpo de Maria de Jesus Moreira Américo foi encaminhado para a cidade de Pedreiras, a 245 km de São Luís, onde residem os familiares dela.

Do G1/MA                                                      

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Chuva forte em Igarapé Grande : placa da loja do armazém Paraíba vai Abaixo


Armazém Paraíba 

Ontem dia ( 07 ) Quinta - feira por volta
das 17:00 hrs ocorreu uma forte chuva
em Igarapé Grande onde veio abaixo a 
Placa do Armazém Paraíba mas graças 
a deus não houve nenhum ferido.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Tribunal Superior Eleitoral confirma Gilmar Mendes como novo presidente


Ministro do Supremo tomará posse no cargo no próximo dia 12 de maio. Luiz Fux exercerá cargo de vice-presidente pelos próximos dois anos.



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou nesta quinta-feira (7) a escolha do ministro Gilmar Mendes como novo presidente da Corte. Ele assumirá o cargo no dia 12 de maio e encerra o mandato emfevereiro de 2018, quando deixa o tribunal.Nesse período, o vice-presidente será LuizFux, também ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).A escolha foi referendada numa eleição formal realizada entre os próprios 7 ministros do TSE: Gilmar Mendes recebeu 6 votos e Luiz Fux, 1 voto.

No comando da Corte, Gilmar Mendes estará à frente da organização das eleições municipais deste ano e também herda iniciativa do atual presidente, Dias Toffoli, de dar andamento a um recadastramento dos eleitores por biometria.

Um dos objetivos é estabelecer, por meio da Justiça Eleitoral, uma identificação única para os brasileiros, que agregue os demais documentos.

Na sessão desta quinta, Dias Toffoli elogiou o sucessor, enaltecendo suas realizações à frente de órgãos que já comandou, como a Advocacia Geral da União (AGU), o próprio TSE, o STF e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Vossa excelência é um exímio gestor. Emtodos os cargos vossa excelência inovou, aprimorou, despersonalizando muitas vezes situações de uma cultura do personalismo. Sempre foi vocacionado a institucionalizar práticas”, afirmou.

Em discurso, Gilmar Mendes agradeceu e também elogiou a gestão de Toffoli e saudou Fux.

“Nesse momento me sinto tranquilo, não só pela solidariedade de todos os colegas, mas também pela vice-presidência do ministro Luiz Fux, com sua capacidade de integração e de criar ambiente harmonioso. Isso é fundamental num momento que estamos vivendo de tensões exacerbadas”, disse.Na mesma sessão, se apresentou à Corte o novo vice-procurador-geral eleitoral, Nicolao Dino, escolhido na segunda (4) pela Procuradoria-Geral da República para representar o Ministério Público junto ao TSE.


 Do G1/BRASILIA                                          

Utilidade pública: Mãe está à procura das filhas que moram em Imperatriz


Oneide

A leitora do blog,Oneide de Jesus Alves,que mora em Senador Alexandre Costa,está solicitando informações sobre duas filhas,Maria Rita e Juliene,que moram em Imperatriz-MA.

Oneide se separou das filhas quando elas ainda eram pequenas,há mais de 30 anos.Após esperar por dois anos o esposo que,na época, estava no garimpo,Oneide resolveu ir embora.Os tios das meninas por parte de pai não deixaram que Oneide levasse as filhas.

Quem souber de qualquer informação,é só entrar em contato com blog,pelos números:

(99) 9 9179 3374
WhatsApp(99) 9 8137 5569
(99) 9 8416 7976

E-mail: vauney-10@hotmail.com

( Via Blog Walney Batista )                          

Santa Luzia é sitiada e mais de 15 bandidos assaltam banco e fazem reféns


A agência do BB ficou destruída com disparos e explosões

A cidade de Santa Luzia do Tide acaba de viver momentos de terror. Durante uma ação criminosa que durou cerca de 40 min, na noite desta quarta-feira (6),mais de 15 homens fortemente armados, em várias caminhonetes fizeram reféns em um bar e em seguida se dirigiram até a agência do Banco do Brasil efetuaram vários disparos e explosões.

Segundo informações de policiais militares do município o bando fechou a BR 222 com duas carretas. Após o assalto ao BB, bandidos deixaram a cidade levando alguns reféns.

De acordo com a PM que solicitou apoio de Buriticupu e cidades vizinhas saídas próximas estariamcercadas no intuito de interceptar a quadrilha.

Após a fuga a população amedrontada ainda com os inúmeros tiros disparados foi até aagência bancária para ver de perto os estragos.
Muitos moradores em frente a agência roubada

Dentro do banco muitos curiosos…


Momento do tumulto diante do assalto…


( Vai Blog Minard )                                        

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Conta de luz mais barata,avisa Procon



O Procon informa que, desde o início de abril, passou a vigorar a bandeira tarifária verde, que indica redução no custo da energia. Isso significa que os consumidores deixarão de pagar a taxa extra de R$ 1,50, em média, a cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia consumida. 

A redução ocorre devido a maior atividade das hidrelétricas no Brasil, ao desligamento das termelétricas (que possuem maior custo) e ao aumento do volume de água nos reservatórios em razão das chuvas.

Cabe ressaltar que todos os consumidores são cobrados por meio das contas de energia, pagando a tarifa indistintamente. A exceção é apenas para os consumidores residenciais classificados como baixa-renda, beneficiários da Tarifa Social.

Desde janeiro de 2015, o sistema de bandeiras tarifárias foi aplicado como alternativa ao reajuste anual. A cor da bandeira aponta quanto deverá custar a energia, com base nas condições de geração de eletricidade. O consumidor pode verificar em sua conta qual a bandeira está sendo cobrada observando o fim da fatura, próximo ao código de barras.

( Via Blog Walney Batista )                        

AOS USUÁRIOS DO WHATSAPP: alerta sobre criptografia melhora privacidade



O WhatsApp passou a notificar hoje (5) por meio do aplicativo usuários sobre o uso de criptografia na troca de mensagens. Ao enviar uma mensagem para um contato, na janela da conversa, aparece uma mensagem com os dizeres: “As mensagens que você enviar para esta conversa e ligações agora são protegidas com criptografia de ponta a ponta. Toque para mais informações”.

Ao clicar na mensagem, o usuário é direcionado para uma tela com um QR Code que orienta o escaneamento do código no telefone do contato. É possível ainda pedir que o contato “escaneie o seu código para confirmar que suas mensagens e ligações são criptografadas de ponta a ponta. Vocês também podem comprar o número acima para confirmar”. Veja mais nas imagens abaixo.

O recurso vem depois de amplas discussões sobre a privacidade deusuários no WhatsApp, algo que, inclusive, culminou na prisão de Diego Dzodan, vice-presidente do Facebook para a América Latina. Omotivo, segundo a polícia, teria sido o descumprimento de ordensjudiciais da rede social, as quais exigiam quebra no sigilo de mensagens.

Os dados seriam usados na produção de provas em uma investigação de suspeita de crime organizado e tráfico de drogas. O caso tramita em segredo de justiça no Juízo Criminal da Comarca de Lagarto, em Sergipe. O Facebook, dono do app, contudo, afirma não ter acesso às informações de troca de mensagem de usuários.

Fonte:It Forum 365                                       

Manifestantes incendeiam prefeitura em Governador Newton Bello, no MA


Manifestação era contra o retorno de Leula Brandão ao cargo de prefeita. Trecho da BR-316 chegou a ser interditado por mais de 4h durante protesto.
Prédio da prefeitura da cidade foi alvo de vandalismo durante protesto (Foto: Reprodução/TV Mirante)


Manifestantes incendiaram o prédio da Prefeitura Municipal deGovernador Newton Bello, a 297 km de São Luís, durante um protesto realizado na tarde desta terça-feira (5).

Além disso, interditaram, por mais de quatro horas, a BR-316, na altura do quilômetro 210, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal(PRF). 

O protesto foi motivado pelo descontentamento com a administração da prefeita, que havia sido afastada do cargo por suspeita de improbidade administrativa e conseguiu retornar ao cargo por meio de liminar judicial. A confusão começou depois que se espalhou a informação de que a prefeita Leula Brandão (PRTB) iria retomar o cargo nesta terça (5).

Revoltados, os moradores bloquearam um trecho da BR-316 em protesto e atearam fogo em pneus e madeiras. Como a sede da prefeitura fica às margens da rodovia federal, os manifestantes incendiaram o gabinete da prefeita, assim como outros cômodos do prédio.

Policiais militares foram acionados para conter novas tentativas de vandalismo. Até a publicação desta matéria ninguém havia sido detido.


Entena o caso

Em novembro do ano passado, a prefeita Leula Brandão(PRTB) foi afastada pela Câmara Municipal pelo período de 180 por suspeita de improbidade administrativa e irregularidades na prestação de contas. 

Na ocasião, os vereadores deram posse imediata ao vice-prefeito, Barrosinho da Rosilândia (PRTB). Em março deste ano, a Câmara Municipal voltou a pedir o afastamento da prefeita, que recorreu na Justiça e conseguiu retornar ao cargo. No começo deste mês, Leula voltou a ser afastada depois que Barrosinho da Rosilândia teve um recurso aceito pela justiça e assumiu a prefeitura.

A prefeita Leula Brandão nega todas as acusações e disse que está recorrendo da decisão da justiça para voltar ao cargo, mas até agora não há nenhuma decisão sobre o recurso dela.

DO G1/MA                                                      

terça-feira, 5 de abril de 2016

EM BACABAL FOI REALIZADO O 3º AÉREO MODELISMO COM SUCESSO



Foi realizado no ultimo final em nossa cidade o 3º Aéreo Modelismo de Bacabal. Cerca de 45 competidores de várias parte do Brasil participaram do terceiro ano consecutivo do evento, que contou com um grande publico.

Diversos modelos de aeronaves cruzavam o céu com manobras radicais, encantando todos que se fizeram presentes no Aeroporto em Bacabal.

Segundo os donos das aeronaves, o espaço de Bacabal é muito bom e não deixa a desejar a nenhum evento de Aéreo Modelismo do Brasil.

O organizador do evento Narciso Pereira esta muito feliz por ter realizando mais um evento que superou toas às expectativas, além de trazer renda para o município. Ele agradeceu os participantes e, a todos os patrocinadores, pois sem eles o evento não aconteceria. Disseainda que a cada ano o evento só vem melhorando, “Em 2017 tem muito mais” disse ele.

(Via  Blog Falando Sério de Bacabal)