terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Internet 5G deve chegar ao Brasil somente após 2020


(Foto: Reprodução)

Se você está ansioso para navegar na internet móvel com mais velocidade, é melhor não prender a respiração. Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros disse nesta terça-feira, 10, que os leilões das licitações dos direitos para operar a tecnologia no Brasil só devem acontecer depois de 2020.
A declaração foi dada durante uma entrevista do mandatário em Brasília. Na ocasião, de acordo o reportado pela agência Reuters, ele também afirmou que as empresas brasileiras que quiserem migrar do modelo de licenciamento existente para a nova tecnologia vão precisar investir um valor igual aos dos chamados “bens reversíveis” da telefonia fixa. Vale destacar que uma lei que altera o processo de licenciamento está aguardando a aprovação ou o veto do presidente Michel Temer.
Olhar Digital já havia noticiado que a nova velocidade poderia entrar em vigor somente após 2020, conforme entrevista realizada em outubro com José Otero, diretor para a América Latina do 5G Americas, organização que monitora e administra a adoção de padrões de conexão no continente americano,
Na ocasião, Otero ressaltou que “o 5G ainda não existe” e que “o que está em teste atualmente são protótipos da tecnologia chamados de ‘pré-5G' ou '5G pré-standarizado’”, explicou durante evento da Futurecom 2016, feira anual de tecnologia e telecomunicações que conta com a presença de diversos representantes internacionais do setor.
Por fim, um estudo realizado pela Ericsson mostra que até 2021 teremos 28 bilhões de dispositivos conectados globalmente. A estimativa é que a tecnologia 5G possa ajudar a alcançar esta marca, já que a previsão é de que ela já esteja sendo utilizada por 80% das operadoras de América Latina.
Velocidade
Como é possível observar, os testes ainda mostram resultados bem diferentes. Será possível saber o potencial do 5G com maior exatidão apenas nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário